Dupla responsável pelo transporte não apresentou documento de origem florestal e acabou detida.

Apreensão de madeira sem DOF feita na Ponte Rio Negro.
Apreensão de madeira sem DOF feita na Ponte Rio Negro.

Uma caçamba realizando o transporte de 17m³ de madeira com origem irregular foi apreendido próximo à Ponte Rio Negro, zona oeste de Manaus. Dois homens foram detidos na ação policial ocorrida na entrada de Manaus.

Segundo informações do Batalhão Ambiental, a caçamba, de placa PHB-3330, do tipo basculante para materiais de reciclagem, estava em alta velocidade, entrando na Ponte Rio Negro. Parados pelos policiais, José Antônio Silva e Silva, de 42 anos e Humberto de Araújo Rodrigues, de 37, não apresentaram o Documento de Origem Florestal, como estabelece o parágrafo único do art. 46 da Lei de Crimes Ambientais (9.065/98).

Os dois foram levados para a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente, onde assinaram um termo circunstanciado de ocorrência e foram liberados. De acordo com o Batalhão Ambiental, José e Humberto informaram que a madeira vinha de Manacapuru e seria levada para madeireiras da zona leste de Manaus. Toda a madeira apreendida será doada a comunidades ribeirinhas afetadas pela cheia dos rios.

Fonte: D24am