O plantio de árvores como o cedro australiano nas entrelinhas do cafezal pode melhorar sua qualidade e produtividade devido ao sombreamento e uma consequente diminuição da temperatura

cafe-cedro-australianoO plantio de árvores de sombra no meio da café era uma pratica muito antiga aqui no Brasil e muitíssimo difundida nas lavouras da Colômbia e Costa Rica. No entanto, aqui no Brasil essa prática foi abandonada nas décadas passadas devido a seu péssimo emprego, pois se pensava no sombreamento da área, o que não é verdade. Quando se fala em arborização, deve-se pensar em sombreamento de apenas ¼ a 1/6 da área, para que o emprego das árvores possa proporcionar uma condição mais favorável ao desenvolvimento do café, já que sua origem é de planta de sub-bosque, ou seja, planta oriunda de meia-sombra.

Desse modo, quando se tem áreas sombreadas, o micro clima é modificado, pois há uma diminuição das temperaturas médias, uma menor amplitude térmica, uma menor demanda hídrica da planta, pois há uma redução da radiação solar direta e também uma redução na incidência de ventos, que além de acelerar o processo evaporativo das folhas também podem provocar danos mecânicos e, consequentemente, doenças fúngicas como phoma.

O sombreamento com cedro australiano trás vários benefícios à qualidade do café, pois com a redução da temperatura o processo de maturação poderá ser estendido, isto é, os grãos levarão um maior tempo para amadurecerem, acumulando uma maior quantidade de açúcar. Já a produção poderá sofrer uma ligeira queda, devido ao efeito da diminuição da radiação solar e consequentemente uma menor taxa de conversão fotossintética. No entanto, poderá ocorrer uma diminuição na amplitude de produção em relação a bienualidade do café. A diferença entre os anos de alta e baixa produção poderá ficar mais estreita e com isso pode-se obter uma produção média mais elevada.

Outro vantagem da arborização é o combate a geadas, pois as plantas de café trocam calor durante a noite com as folhas do cedro e com isso há uma menor diminuição da temperatura mínima absoluta sob as folhas de café. Dessa forma, geadas leves a moderadas poderão ter seus efeitos diminuídos em relação a cafés plantados a pleno sol.

Uma das desvantagens de se plantar cedro é a impossibilidade de mecanização da área, além da possibilidade do aumento da incidência de doenças, devido ao aumento da umidade relativa sobre a cultura.

Fonte: Café Point