“Diferentes espécies de árvores foram plantadas e os esforços do reflorestamento decorreram em todo o país”, disse o chefe de Estado.

Ministra do Ambiente, Lorena Tapia.
Ministra do Ambiente, Lorena Tapia.

“Acabei de ser informado de que batemos o recorde de reflorestamento do Guinness”, declarou o chefe de Estado na sua mensagem semanal.

Rafael Correa explicou que diferentes espécies de árvores foram plantadas e que os esforços do reflorestamento decorreram em todo o país, que se orgulha de uma geografia variada, da costa do Pacífico aos picos Andinos e à bacia do Amazonas.

A ministra do Ambiente, Lorena Tapia, afirmou na sua conta da rede social Twitter que 44.883 pessoas tinham plantado as árvores em mais de 2.000 hectares de terra.

O recorde, estabelecido no ano passado, foi aparentemente tomado a um grupo das Filipinas, indicou o Guinness Book of Records.

Os cientistas defendem que plantar árvores ajuda a inverter a acumulação de dióxido de carbono, porque elas captam o dióxido de carbono emitido para a atmosfera e transformam em oxigénio, além de ajudarem a reduzir o aquecimento global.

O Equador detém vários outros recordes mundiais, incluindo o do maior número de garrafas de plástico recicladas numa semana e o de mais pessoas enterradas na areia em simultâneo, de acordo com o Guinness.

Fonte: Região Nordeste