A FAEG e a CNA lança hoje, dia 30 de outubro, às 15 horas, o novo Cartão Produtor, o CNACard, na sede do Sistema, em Goiânia

O cartão possibilita acesso à nova Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema informatizado que vai unificar os dados sobre o trânsito do gado no País e integrar diversos mecanismos de controle, inclusive o sanitário.

O cartão possibilita a emissão da Guia de Transporte de Animais eletronicamente (eGTA), pagamento automatizado de tarifas, impostos, tributos, bem como outros benefícios, por meio dessa Plataforma. O CNACard se destina a todos os produtores rurais do País, que precisam se cadastrar e pagar uma anuidade para começar a usufruir dessas e outras vantagens.

Durante o lançamento do cartão será assinado um convênio entre o governo do Estado/Agrodefesa e a CNA/FAEG para a emissão das guias, haverá também uma entrega simbólica de cartões e a simulação da emissão de GTAs eletrônicas e apresentação da PGA.

O CNACard facilitará o acesso à PGA que irá permitir maior controle sobre a movimentação dos rebanhos, com uma base de dados únicos, entre outras ferramentas. A ideia é prever, antecipadamente, qual movimentação do gado, a origem e o destino desses animais. Essa Plataforma tem também como objetivo, melhorar a qualidade e o acesso às informações do setor agropecuário.

O sistema foi elaborado pela CNA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O CNACard é um serviço opcional, de livre adesão, que permite ao produtor rural economizar tempo e reduzir deslocamentos para a realização de consultas e emissão de documentos.

O CNACard foi inspirado no Cartão Produtor, uma iniciativa inédita idealizada pela Faeg que oferece, em sua estrutura inicial, descontos na rede de comércio associada, onde o produtor encontra também empresas e entidades de educação, saúde, produtos agropecuários, distribuidores de combustíveis, esporte, lazer e outros segmentos, benefícios estes que serão incorporados ao CNACard.

Fonte: Canal do Produtor