A elaboração destes dados vai contar com a participação dos pesquisadores da Embrapa e dos analistas estatísticos do IBGE

Fernando Castanheira é a voz governo federal no setor florestal
Fernando Castanheira é a voz governo federal no setor florestal

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) promoveu, na semana passada, uma reunião entre a equipe da Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável da SAE e representantes da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade de São Paulo (USP), para discutir a necessidade de gerar indicadores econômicos para o setor florestal no Brasil.

Entre outros assuntos, os participantes debateram sobre aplicabilidade, utilidade e viabilidade de uma análise dos impactos do setor florestal na economia, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os tipos de indicadores que poderão ser utilizados para a realização da pesquisa também foram debatidos. Estavam presentes à reunião Fernando Castanheira Neto (SAE), Pedro de Nóbrega Arruda (SAE), Karina Sayuri Sataka Bugarin (SAE), Geraldo Bueno Martha Junior (Embrapa) e Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho (USP).

Os indicadores produzidos irão subsidiar a Secretaria para a formulação de uma Política Brasileira de Florestas Plantadas. O objetivo é criar mecanismos de fomento econômico ao setor para atrair investimentos, reduzir riscos e inserir pequenos e médios produtores nesse mercado, além de gerar emprego e renda. Ao mesmo tempo, a Política vai contribuir para ampliar a matriz energética do País, favorecendo o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Fonte: Painel Florestal