É uma das maiores árvores da região sudeste

Foto: Universidade Federal Fluminense
Foto: Universidade Federal Fluminense

[arrowlist]

  • Nome popular: Jequitibá rosa
  • Nome científico: Cariniana legalis Kuntze
  • Família: Lecythidaceae

[/arrowlist]

Nomes populares
Jequitibá-rosa, jequitibá-vermelho, jequitibá-cedro, jequitibá-de- agulheiro, estopa, jequitibá – grande, pau-caixão, pau-carga, jequitibá-branco, congolo-de-porco, caixão.

Ocorrência
Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grasso do Sul, tanto na floresta pluvial atlântica como na latifoliada semidecídua da bacia do Paraná, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Paraguai.

Características gerais
Árvore semicaducifólia(derruba parte de suas folhas no inverno), com 10 a 25 m de altura e 60 a 100cm de DAP, podendo atingir excepcionalmente 60m de altura e 400cm de DAP, na idade adulta. Possui tronco reto, cilíndrico e colunar.

Características Silviculturais
O jequitibá-rosa é uma espécie semi-heliófila, que tolera sombreamento durante os primeiros anos; não é tolerante a baixas temperaturas quando jovem. Possui crescimento monopodia lcom galhos finos e boa forma de fuste,independente do espaçamento. Apresenta boa desrama natural, com galhos finos e boa cicatrização.

Madeira
Moderadamente densa ( 0,50 a 0,65g/cm3), macia ao corte, grã-direita, textura média, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos quando exposta em condições adversas.

Produto: Chaise, Designer: Eduardo Gomes Baroni, Loja: Móveis Schuster
Produto: Chaise, Designer: Eduardo Gomes Baroni, Loja: Móveis Schuster

Utilidade
A madeira é própria para construção civil, obras internas para contraplacados, folhas faqueadas, móveis, para confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, etc. A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregada no paisagismo de parques e praças públicas. Esta árvore é tão monumental e admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios, parques, etc. Como planta tolerante à luz direta é excelente para plantios mistos.

 

 

 

 

 

A InvestAgro disponibiliza plano para plantio comercial desta espécie  com informações de custos de plantio, comercialização nacional e internacional, manejo e índices de retorno sobre o investimento.

Comercializamos mudas de árvores nobres (Cedro Australiano, Mogno Africano, Guanandi, Teca, Acácia Mangium, entre outras), entre em contato pelos telefones abaixo.

Entre em contato clicando no link FALE CONOSCO e saiba de mais informações ou pelos telefones: (34) 3084-8446 e (34) 9147-9310.