Recordes na produção interna e o crescimento das exportações tem demonstrado o momento importante pelo qual passa o setor cafeeiro no Brasil

Recentemente a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou que neste ano devemos ter a maior safra produzida no país, com 50,45 milhões de sacas beneficiadas, representando um crescimento de 16% em relação ao recorde anterior, do período de 2002/2003.

A receita com as exportações de café também aumentou em 15,7%, considerando o período de jul-2011 a abril-2012, em comparação com a safra anterior, somando US$ 6,933 bilhões, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé).

Além do aumento do consumo global e da qualidade do produto final, o crescimento é atribuído ao ano de alta na produção e aos investimentos realizados pelo produtor na lavoura. Investimento que pode ser exemplificado na aquisição de equipamentos sofisticados e na mecanização de algumas atividades.

Enquanto fornecedores de equipamentos para manejo de áreas verdes, incluindo propriedades rurais, nos últimos cinco anos, nós da Husqvarna vimos crescer consideravelmente as vendas de máquinas para o setor cafeeiro. São aparadores, atomizadores, derriçadeiras, podadores (para corte de galhos), pequenas motosserras (para fazer o esqueletamento dos pés de café), sopradores (para a limpeza embaixo do pé de café e a varrição dos grãos no terreiro com maior facilidade), entre outros.

Diante da mão de obra cada vez mais escassa nas lavouras, uma vez que os trabalhadores rurais ou estão migrando para as cidades ou optando por trabalhar nas indústrias que se instalam no interior, esses produtos mostraram-se como alternativas para profissionais que buscam produtividade no processo de plantio, colheita e manejo nos cafezais, reduzindo em até 50% o custo da colheita. Trata-se de uma solução completa e com as características da marca: alta tecnologia, fácil manuseio, potência e leveza.

No próximo mês de junho acontece, em Minas Gerais, a ExpoCafé. Uma prova de que estamos falando de uma tendência importante no segmento é a realização, durante o evento, do 3º. Simpósio da Mecanização da Lavoura Cafeeira. Entre os temas que serão abordados no Simpósio está o manejo mecanizado, a tecnologia de aplicação de defensivos na cafeicultura, mecanização de lavouras e outros. É com grande expectativa que aguardamos este que é considerado o maior evento do agronegócio café no país, não só visando a oportunidade de apresentar nossa linha de soluções para o setor enquanto expositor como também poder presenciar debates importantes que podem ser determinantes para os negócios e as colheitas dos próximos anos.

*André Lobo Faro é Gerente Nacional de Vendas da Husqvarna, líder no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.

Fonte: Portal do Agronegócio