Ministério da Agricultura leva informações estratégicas para estimular as exportações do agronegócio à região do Alto Paranaíba

Estão abertas as inscrições para o 45º Seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex), que acontece em Patos de Minas (MG), no próximo dia 27 de março de 2012, a partir das 8h. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, pelo site http://mapas.agricultura.gov.br/agroeventos/sistema/apresentacaoEventos.asp?evento=2.

Esta é a primeira edição do seminário realizada em 2012. O objetivo é despertar e estimular produtores rurais, entidades ligadas ao agronegócio, empresas agrícolas, exportadores, indústrias, entre outros, a discutir as ferramentas de acesso ao mercado internacional por meio da integração contratual. A integração contratual, um dos temas tratados no AgroEx, reforça a necessidade de união do produtor rural e/ou das demais entidades ligadas ao agronegócio para exportação, com padrões de qualidade e quantidade.

Ao longo dos anos, o Cerrado Mineiro se consolida e comprova sua produtividade e diversidade de produtos agropecuários. O ex-ministro da Agricultura e produtor rural, Alysson Paulinelli, abre o encontro com informações sobre o desenvolvimento do agronegócio para exportação na região.

A programação do evento aborda temas importantes como as oportunidades e os desafios para a exportação do agronegócio brasileiro; a importância das indicações geográficas como estratégia de valorização dos produtos; as principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional. Também será apresentado um passo a passo da exportação do agronegócio, apresentado por especialistas do Ministério da Agricultura. Técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e do Ministério do Desenvolvimento Agrário também são palestrantes do AgroEx.

O seminário finaliza com exemplos práticos de exportação do agronegócio, os chamados casos de sucesso. Os casos de sucesso, da região do Alto Paranaíba, apresentam os tramites e as vantagens do processo exportador. O primeiro caso de sucesso que será apresentado é o da Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (APPCER), exportadora de café com certificação Fairtrade. A empresa do município está no mercado interno a alguns anos com a produção de farinha de carne, ossos e sebo. Habilitada para a exportação, a empresa alcançou os mercado do Vietnã, África do Sul e Moçambique. Já o município de Aguinaldo Alves Ribeiro inicia nesse mês a exportação de pamonha para os Estados Unidos, confirmando que todos os produtos do agronegócio têm potencial para a exportação.

O AgroEx é promovido desde 2006 nas principais cidades brasileiras pela Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mais de 14 mil pessoas já participaram desde a sua primeira edição.

Serviço:

45º Agroex – Seminário do Agronegócio para Exportação
Data: 27 de março de 2012, às 8h
Local: Sindicato Rural de Patos de Minas
Endereço: Rua: Major Gote, 1158 – Bairro Alto Caiçaras – Patos de Minas – MG

Fonte: MAPA