Para o prefeito Paulo Garcia, o plantio é fundamental para as futuras gerações.

Plantio acontecerá em todas as regiões da cidade, com pontos selecionados por critérios técnicos.
Plantio acontecerá em todas as regiões da cidade, com pontos selecionados por critérios técnicos.

Goiânia é a campeã brasileira e a vice-campeã mundial em áreas verdes por habitante e quer manter esses títulos que a situam entre as cidades com melhor qualidade de vida do país. Focada nesse objetivo, como parte das comemorações do aniversário de 82 anos da capital, a prefeitura de Goiânia inicia o plantio de 82 mil mudas de árvores. O prefeito Paulo Garcia plantará a muda número um amanhã (23) às 8 horas, no futuro Parque Cerrado, nas imediações do Paço Municipal.

O plantio acontecerá em todas as regiões da cidade, com pontos selecionados por critérios técnicos. Segundo o Diretor de Áreas Verdes e Unidades de Proteção e Conservação da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Wanderson Marinho, as mudas serão plantadas nos 34 parques ambientais de Goiânia, nas proximidades das 360 unidades escolares do município e das 100 unidades de educação do Estado na capital, em todas as regiões da cidade. Todo o funcionalismo público será convidado e incentivado a plantar árvores, em especial no dia 23 de outubro, quando o próprio prefeito plantará a primeira das 82 mil mudas.

“O plantio é fundamental para as futuras gerações, porque haverá de recompor áreas degradadas ambientalmente ao longo da história da cidade”, ressaltou Paulo Garcia. Para o prefeito, a iniciativa mostra o compromisso de sua gestão de perseguir metas de desenvolvimento sustentável, conforme o programa de governo. “Esse será um resultado prático e objetivo de que o que programamos, nós realizamos”, vaticinou.

A iniciativa da prefeitura de Goiânia envolve o funcionalismo público, mas pretende atingir e sensibilizar também a população em geral. Com o plantio, a prefeitura de Goiânia quer reforçar a cultura ambiental, de defesa do verde, como primordial para a sustentabilidade das atuais e futuras gerações. “Se a população se apropriar desse desejo, compreender que a cidade é um espaço coletivo que pertence a todos nós, e colaborar com esse plantio, ela vai se sentir gratificada e partícipe de um momento histórico para a cidade de Goiânia”, concluiu o prefeito Paulo Garcia.

Goiânia sustentável

Capital do Estado de Goiás, Goiânia figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²), a cidade de apenas 80 anos destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental.

Além do grande número de áreas verdes, que supera em quase oito vezes a taxa preconizada pela Organização das Nações Unidas (12 m²), a capital goiana é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas. Possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012), o maior parque de diversões público da América Latina e, em breve, terá um dos maiores parques lineares da América Latina: o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama).

As espécies de árvores que serão plantadas na comemoração dos 82 anos são Chuva-de-ouro, cássia grande, acácia javânica, angico, aroeira-pimenteira, árvore-verdadeira, baba-de-boi, bálsamo, baru, cagaita, cambuí, escorrega-macaco, flamboyant, guapuruvu, ingá, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-rosa, ipê-roxo, jacarandá-mimoso, jambo-amarelo, jambo-do-Pará, jamelão, jatobá, jenipapo, maria-pobre, mogno, oiti, pau-d’óleo, pau-ferro, pau-formiga, saboneteiro, tento.

Fonte: Folha Geral