De acordo com estudos, a produção da indústria da madeira no Brasil vem apontando um crescimento constante desde 2009, ano que a indústria atingiu seu menor nível devido aos impactos da crise internacional

tora-eucaliptoDe acordo com estudos da Consufor, empresa de consultoria em negócios e estratégias, especializada no setor de base florestal (www.consufor.com), com base nos dados disponibilizados pelo IBGE, a produção da indústria da madeira no Brasil vem apontando um crescimento constante desde 2009, ano que a indústria atingiu seu menor nível devido aos impactos da crise internacional.

Neste período (2009-2014) a produção nacional cresceu aproximadamente 30%, ou seja, crescimento médio anual da ordem de 5%. O destaque vai para a indústria da madeira do Paraná que no mesmo período registrou um crescimento de quase 50% (crescimento médio anual de aproximadamente 8%).

Apesar desse crescimento significativo, ainda estamos produzindo cerca de 18% menos que 2004, ano que registrou o pico de produção dessa indústria. Isso indica que ainda há espaço para mais crescimento sem significativos choques de demanda/oferta, uma vez que o parque industrial possui capacidade ociosa (capacidade industrial instalada não utilizada). Novos investimentos, evidentemente, podem alavancar ainda mais esse crescimento.

Dessa forma, convém iniciar a discussão da sustentabilidade desse crescimento e seus impactos:
• A continuidade dessa recuperação se dará de forma sustentável?
• Do ponto de vista do mercado, é possível retornar aos níveis de 2004, ou quem sabe ultrapassá-lo?
• Qual será o papel do mercado internacional nessa evolução?

Estas e outras questões, de suma importância para a indústria madeireira, serão postas durante a Conferência Internacional sobre a Indústria e Exportação de Produtos de Madeira, a se realizar no próximo dia 27/10, em Curitiba-PR.

A Conferência Internacional sobre a Indústria e Exportação de Produtos de Madeira, promovida pela International Wood Markets do Canadá, em parceria com a Consufor, será um evento ímpar no cenário nacional.

Praticamente todos os recentes e grandes eventos realizados no Brasil tem tido como foco o timberland, no qual as atividades de silvicultura e colheita florestal se tornam os pontos centrais das discussões. A conferência da International Wood Markets e Consufor será voltada para o consumidor da madeira dos plantios florestais, ou seja, o segmento industrial. As várias palestras e painéis discutirão os prováveis cenários mundiais para os produtos industriais nos próximos anos. Haverá presença de especialistas internacionais e nacionais debatendo as tendências de cada segmento industrial.

Saiba mais:

International Wood Markets (www.woodmarkets.com)
Sediada em Vancouver, Canadá, é uma empresa de consultoria especializada em pesquisa, análise e avaliação dentro das áreas operacionais e de marketing da indústria da madeira e produtos de madeira sólida.

CONSUFOR (www.consufor.com)
Empresa de consultoria em negócios e estratégias, especializada nos setores da indústria da madeira, papel e celulose, bioenergia, siderurgia, floresta e agronegócio. Com uma equipe multidisciplinar, acumula mais de 15 anos de experiência dedicada ao setor, realizando estudos e consultoria técnica com abordagem empresarial, know-how e independência.

Fonte: Painel Florestal