Soja é a cultura que deve registrar melhores resultados, com aumento tanto da área cultivada quanto da produção

Segunda o Mapa e a Conab, a área cultivada deve crescer no máximo 2,6%, em comparação à safra anterior

A estimativa para a produção de grãos no período 2012/2013 deve ficar entre 176,82 e 181,55 milhões de toneladas, de acordo com levantamento de safra divulgado nesta quinta-feira (8/11) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em comparação à safra passada, que registrou uma produção de 166,17 milhões de toneladas, o volume colhido em 2012/2013 deve crescer entre 6,4% e 9,3%.

De acordo com o estudo do Mapa e da Conab, a soja deve ser a cultura que registrará o maior crescimento na produção, com estimativas de aumento que vão de 13,71 a 16,61 milhões de toneladas a mais que a safra anterior. Outro grão que deve apresentar crescimento na produção é o milho primeira safra, com altas que deverão ficar entre 16,6 mil e 1,52 milhão de toneladas. Já o feijão, por conta dos altos preços do grão no mercado, pode ter uma diminuição de 1,4 mil toneladas na produção. Nas projeções mais positivas do estudo, porém, a produção de feijão pode atingir um volume de 49,3 mil toneladas a mais do que o colhido na safra passada.

A estimativa da área cultivada deve ficar entre 50,89 e 52,22 milhões de hectares, resultado que indica desde a manutenção a um aumento de 2,6% de área em relação ao período 2011/2012. A cultura que deve ter o maior crescimento de área cultivada é a soja, que deve registrar uma variação de 5,5% a 9,3% a mais do que na última safra, quando foram cultivados 25,04 milhões de hectares.

IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou seu estudo sobre o crescimento da produção e da área cultivada. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, que também foi divulgado nesta quinta, aponta estimativas exatas e é menos otimista que a pesquisa do Mapa e da Conab. Ao contrário do primeiro estudo, o do IBGE não faz comparação entre períodos de safra, mas compara a produção de 2012 com estimativas dos resultados do próximo ano.

De acordo com o IBGE, a produção total de grãos será de 170,9 milhões de toneladas – o número é 5,1% menor que o colhido neste ano. O sul do país deve ter o maior crescimento na produção dentre todas as regiões brasileiras. Em 2013, os problemas climáticos que atingiram o sul neste ano não devem se repetir – por isso, deve haver um aumento de 20,8% na produção. Assim como o Mapa e a Conab, o IBGE também aponta a soja como o produto que registrará maior aumento da área plantada. Segundo o instituto, o crescimento deve ser de 5,7% no ano que vem.

Fonte: Globo Rural