Gramínea do gênero Cynodon spp, híbrido estéril resultante do cruzamento da TIFTON – 68 com a espécie Bermuda Grass da África do Sul (PI 290884), que é considerada a melhor do mundo existente no gênero.

Gramínea perene estolonífera com grande massa folhear, rizomas grossos, que são os caules subterrâneos que mantêm as reservas de carboidratos e nutrientes que proporcionam a sua incrível resistência a secas, geadas, fogos e pastejos intensivos.

Desenvolvida pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos da América do Norte em cooperação com a Universidade da Geórgia, estação experimental de TIFTON, pela equipe do professor Dr. Burton; registrada e liberada para plantio em 31/10/92. lntroduzida no BRASIL a partir de 1993, vem resistindo e se mantendo verde diante das geadas e secas prolongadas ocorridas a partir de 1994.

PASTAGENSPecuária de leite, pecuária de corte, eqüinos, caprinos, ovinos, suínos , galinhas caipiras e avestruzes. Praticamente uma ração a campo, a TIFTON- 85 apresenta alta palatabilidade, digestibilidade e grande produção de massa verde.

FENAÇÃO: Altamente indicada pela sua produção de massa verde, relação folhas/hastes, ótima palatabilidade, digestibilidade (60%), fibras e alto teor de proteína bruta (em torno de 16%), com cortes a serem realizados a cada quatro semanas no período das águas. Altamente recomendada para pecuária de leite, corte, criação de eqüinos, caprinos e ovinos.

PLANTIO: Pode ser plantada tanto em regiões frias, quanto em regiões quentes de clima subtropical e tropical, ou seja, em praticamente todo território nacional, em solos arenosos, mistos e argilosos (não alagados), devidamente corrigidos e adubados. Deverá ser realizado em ramas, com todas as gemas (nós), somente em solos bem molhados por chuva ou irrigação e a uma profundidade de 10 a 15 centímetros em solos arenosos e mistos, e de 5 a 10 centímetros em solos argilosos, em sulco ou covas, com espacejamento médio de 1 metro entre linhas e 20 centímetros entre ramas, compactando simultaneamente com os pés ou algum tipo de compactador. A formação se dará em torno de noventa dias.

ATENÇÃO: Enterrar as ramas, deitadas no sulco, deixando a ponteira das folhas de fora a partir da última gema (nó).

ADUBAÇÃO SUGERIDA:

DE PLANTIO- Super Simples granulado, sendo 300 kg/ha uma adubação média e 500 kg/ha uma adubação pesada ou de acordo com o técnico de sua confiança.

DE COBERTURA- Após 30 dias de plantado e com a terra bem molhada, jogar 250 kg/ha da fórmula 20-05-20 ou de acordo com o técnico de sua confiança.

Está interessado em mudas de Tifton-85? Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso ou ligue para (34) 99147-9310, vendemos mudas de Tifton-85 para todo o Brasil!